sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia do Professor

Ontem foi dia do professor. Eu deveria ter escrito algo a respeito, pois me inscrevi na Blogagem Coletiva. Juro que tentei escrever, mas não saiu nada ...

Escrever sobre o que ? Sobre minhas frustrações como professora? Escrever sobre o lado ideológico e político da profissão sem cair na pieguice é difícil... Deixei para escrever de noite, teria mais tempo para pensar.

De tarde, minha diretora, Denize, telefonou convidando para ir a Câmara Municipal. Ela iria ocupar a tribuna e fazer a defesa da permanência do Colégio Municipal Rui Barbosa sob a administração municipal. Iria ainda, aproveitar a oportunidade e apresentar para os vereadores a proposta de matriz curricular do " Novo Ensino Médio", que o governo federal pretende implementar de forma experimental em 2010, e que nosso colégio quer participar da experiência.

A resposta para meu dilema veio hoje, através de Adriana, nossa querida companheira da Sala de Informática, através de um e-mail que transcrevo aqui foi brilhante. Mais uma vez Adriana confirmou o que penso dela, uma referência no que diz respeito a bom senso, equilíbrio, sabedoria e sensibilidade. O texto do Dia dos Professores, não é meu, mas da Adriana.

"Caros Colegas,
Sou educadora há 30 anos e trabalho no C M Rui Barbosa durante 27 anos (acho que sou uma das mais antigas naquele espaço!). Neste dia 15 de outubro de 2009 recebi o maior presente que um profissional da educação pode receber: a presença de uma ex-aluna utilizando a palavra na Tribuna da Câmara Municipal de Cabo Frio. Foi um momento ímpar!! A nossa diretora Denize Alvarenga estava lá ocupando aquele espaço utilizado pelos vereadores. Durante aqueles vinte minutos de pronunciação dela relembrei grandes momentos vividos por nós na comunidade escolar: as passeatas, as greves, os acampamentos e também as gincanas, as mostras do conhecimento, os festivais, as mesas redondas e as eleições que sempre com muita lisura e democracia são feitas.
Ela, com muita simplicidade ocupou o espaço e falou da nossa imensurável inquietação com a situação atual do colégio (estadualização) citando também a falta de espaço físico para reuniões e eventos, a falta de uma sala para a direção e orientação educacional, as dificuldades financeiras pela pequena verba que recebe. Falou também que apesar de tudo o colégio dá a sua grande parcela de contribuição na sociedade com uma formação de qualidade tornando nossos alunos cidadãos críticos e defensores de uma educação pública de excelência. Disse que o minúsculo espaço da sala de leitura tem tornado muitos alunos em grandes leitores, falou que o Rui ficou em 2º lugar na nota do ENEM no RJ, agradeceu a presença de alguns alunos dos outros dois estabelecimentos de ensino médio e citou a sua trajetória como aluna do nosso colégio. Finalizando ela citou palavras do filósofo Leonardo Boff e do educador Paulo Freire. Foi aplaudida por todos. Em seguida o Sr Alfredo Gonçalves, presidente da câmara pediu que alguns poucos professores, pais e alunos que ali estavam se levantassem e nos aplaudiram pelo nosso dia e pela causa que abraçamos da qual eles já estavam cientes e favoráveis a nós.
Fiquei emocionada, pois embora já tivéssemos ocupado tantas vezes aquele espaço da Câmara Municipal , esta era a primeira vez que "um fruto da nossa árvore" estava ali.
Fiquei também muito orgulhosa por saber que aquela menina de outrora hoje é uma mulher consciente do seu papel na sociedade, determinada, corajosa, lutadora de uma causa tão digna e muito decidida.
Cito então as palavras que ela deixou:
"Encontramos pessoas que nos fizeram pensar como galinhas, mas nós somos águias, por isso abramos as asas e voemos. Voemos como as águias. Jamais nos contentemos com os grãos que nos jogarem aos pés para ciscar. "
Leonardo Boff
"Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
Paulo Freire
Um grande abraço,
Adriana de Souza Lima Moreira

Um comentário: