sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Horário de Funcionamento da Sala de Informática

2a feira :

Manhã - Sheila - 7:30 - 12: 30

Tarde - Ronald - 13: 00 - 18:00

Noite - Sheila - 18:40 - 22: 20

3a feira:

Manhã - Ronald - 7:30 - 12: 30 / Adriana - 7:30 - 10:30

Tarde - Sheila - 14:30 - 18:00

4a feira:

Manhã- Sheila - 7: 30 - 9:00

Tarde - Sheila - 15: 15 - 18:00

Noite - Ronald - 18:40 - 21:30

5a feira:

Manhã - Sheila - 7:30 - 12: 30

Tarde - Claudine - 13:00 - 18:00

Noite - Claudine - 18:40 - 21:30

6a feira:

Manhã - Sheila - 7:30 - 12: 30

Tarde - Claudine - 13:00 - 18:00

Noite - Adriana - 18:40 - 21:30

Princípios da Informática Educativa

Segundo o MEC, Informática Educativa significa: " "a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador "

Este é o princípio que norteia o funcionamento da Sala de Informática do Colégio Municipal Rui Barbosa. Acreditamos que o uso da informática na educação beneficia professores e alunos. É grande aliado do professor, possibilitando, através de seus inúmeros recursos, aulas mais dinâmicas, atualizadas e envolventes.

É um grande aliado do aluno, uma vez que possibilita o acesso a informações atualizadas, agilidade nas comunicações e softwares que auxiliam o processo de aprendizagem.Desenvolve competências e habilidades como raciocínio lógico e criatividade, além de despertar o gosto pela pesquisa e superação de limites pessoais. Possibilita o conhecimento, domínio e utilização das tecnologias e promove a inclusão digital.

Entendemos informática educativa como um momento de integração por parte dos alunos, direção, professores, equipe técnico-pedagógica e toda a comunidade escolar. A Sala de Informática é parceira de todos os setores, além de auxiliar os professores na elaboração e execução de atividades e pesquisa de material, atua junto à direção da escola disponibilizando seus recursos no dia a dia da escola e, junto à equipe técnico-pedagógica, participando das atividades da escola, envolvendo- se nos projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo, e, quando solicitada, desenvolvendo atividades que visem auxiliar na solução de problemas específicos, tais como desenvolvimento de projetos junto a alunos com dificuldades específicas.

Além de estar integrada ao cotidiano da escola, a Sala de Informática também pode desenvolver projetos próprios, como produções áudio-visuais, rádio-escola, e desenvolvimento de jogos eletrônicos. Ressaltamos que todas estas atividades tem como objetivo o desenvolvimento do potencial dos alunos envolvidos, integração da tecnologia com os conteúdos trabalhados em sala de aula e despertar interesses por novas áreas de conhecimento e devem ter a aprovação e apoio da equipe gestora da escola.

Trabalha na Sala de Informática uma equipe de professores de diversas disciplinas, chamados MT’s ( Multiplicadores Tecnológicos). Estes professores são indicados pela escola e selecionados pelo Núcleo de Tecnologia Municipal e são devidamente capacitados para exercer a atividade. Os MT’s devem estar integrados na comunidade escolar, participando ativamente do cotidiano escolar, devem proporcionar junto aos alunos que freqüentam a Sala de Informática questionamentos que os levem a reflexão, conscientização e mudança de atitudes em relação à informática, utilização adequada da Internet, mas também promovendo questionamentos que os levem refletir sobre suas atitudes diante da vida.


WEB 2.0

Em 2004 surgiu o termo WEB 2.0, A SEGUNDA GERAÇÃO DA INTERNET, para o criador do termo, Tim O' Reilly :

"Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva"

Nesta nova geração, mudaram- se conceitos, a Internet é como uma
grande plataforma, através da qual softwares funcionam como serviços. Que estão num processo de constante aperfeiçamento, processo em que usuário é um elemento fundamental, participando com sugestões e críticas.

A valorização dos aspectos sociais é outra característica marcante. Redes de relacionam, como o ORKUT, onde qualquer pessoa participa sem dificuldade; BLOGS, sendo criados através de um passo a passo simples. É a Internet simples, descomplicada, ao alcance de qualquer um.

Nesta nova Internet, conteúdos são " postados" e estão sempre em atualização. Não se consulta mais sites de grande enciclopédias, mas a WIKIPÉDIA, onde o usuário pode não só criar um novo tópico, mas atualizar os que já existem.

É claro que estas idéias não são unanimidade, existem críticos que alegam que, o termo Web 2.0 não passa de uma jogada de marketing arquitetada por empresas e profissionais interessados numa nova rodada de negócios e investimentos de alto risco.

Quer saber mais sobre o assunto ? Então viste os sites :

Wikipédia : http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0

Lista de sites web 2.0: http://lista2.0br.com.br/

http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/10/30/o-que-e-web-20/

Web 2.0 por Tim O' Reilly http://:www.oreillynet.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web-20.html


Vídeos interessantes no Youtube ( um exemplo da nova web):
Web 2.0 : http://br.youtube.com/watch?v=X4n90pO-kRk

Definição de WEB 2.0 por Tim O' Reilly ( legendado)
http://br.youtube.com/watch?v=87LG-MQrEu0&feature=related

Desafios da web 2.0 na educação :
O Blog é um exemplo clássico de WEB 2.0.

Qualquer um pode criar um blog, não é necessário ter conhecimentos profundos de informática. É gratuito, são inúmeros os provedores que oferecem este serviço.

As aplicações do blog na educação são ilimitadas. Permitem a elaboração de textos colaborativa, facilitam a comunicação entre professores e alunos, e, permitem a divulgação, de forma simples, dos trabalhos realizados pelos alunos, possibilitando uma aplicação das atividades realizadas pelos alunos.

Em minha trajetória em sala de aula muitas vezes vi trabalhos e pesquisas que levaram dias para serem feitos irem parar na lixeira após o professor corrigir e devolver para o aluno. Minha sugestão é a publicação destas atividades num blog, que podem ser individuais ou da turma. Para evitar que os textos sejam mera cópias, sugiro que sejam feitos em sala de aula, com acompanhamento do professor.

Após correção do rascunho, o texto é postado no blog. Geralmente os alunos sentem- se felizes ao ver seus textos Internet, orgulhosos em saber que pode ser lido por qualquer pessoa que acessar a internet.

Existem materiais interessantes sobre a aplicação do blog na educação, sugiro :

Blog na Educação e Material Básico do Blogger. - excelente apostila ! Vale à pena fazer o doenload!

A utilização do blog na educação - apresentação em slide

Blogs como ferramenta pedagógica