sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O Blog é um exemplo clássico de WEB 2.0.

Qualquer um pode criar um blog, não é necessário ter conhecimentos profundos de informática. É gratuito, são inúmeros os provedores que oferecem este serviço.

As aplicações do blog na educação são ilimitadas. Permitem a elaboração de textos colaborativa, facilitam a comunicação entre professores e alunos, e, permitem a divulgação, de forma simples, dos trabalhos realizados pelos alunos, possibilitando uma aplicação das atividades realizadas pelos alunos.

Em minha trajetória em sala de aula muitas vezes vi trabalhos e pesquisas que levaram dias para serem feitos irem parar na lixeira após o professor corrigir e devolver para o aluno. Minha sugestão é a publicação destas atividades num blog, que podem ser individuais ou da turma. Para evitar que os textos sejam mera cópias, sugiro que sejam feitos em sala de aula, com acompanhamento do professor.

Após correção do rascunho, o texto é postado no blog. Geralmente os alunos sentem- se felizes ao ver seus textos Internet, orgulhosos em saber que pode ser lido por qualquer pessoa que acessar a internet.

Existem materiais interessantes sobre a aplicação do blog na educação, sugiro :

Blog na Educação e Material Básico do Blogger. - excelente apostila ! Vale à pena fazer o doenload!

A utilização do blog na educação - apresentação em slide

Blogs como ferramenta pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário