sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Princípios da Informática Educativa

Segundo o MEC, Informática Educativa significa: " "a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador "

Este é o princípio que norteia o funcionamento da Sala de Informática do Colégio Municipal Rui Barbosa. Acreditamos que o uso da informática na educação beneficia professores e alunos. É grande aliado do professor, possibilitando, através de seus inúmeros recursos, aulas mais dinâmicas, atualizadas e envolventes.

É um grande aliado do aluno, uma vez que possibilita o acesso a informações atualizadas, agilidade nas comunicações e softwares que auxiliam o processo de aprendizagem.Desenvolve competências e habilidades como raciocínio lógico e criatividade, além de despertar o gosto pela pesquisa e superação de limites pessoais. Possibilita o conhecimento, domínio e utilização das tecnologias e promove a inclusão digital.

Entendemos informática educativa como um momento de integração por parte dos alunos, direção, professores, equipe técnico-pedagógica e toda a comunidade escolar. A Sala de Informática é parceira de todos os setores, além de auxiliar os professores na elaboração e execução de atividades e pesquisa de material, atua junto à direção da escola disponibilizando seus recursos no dia a dia da escola e, junto à equipe técnico-pedagógica, participando das atividades da escola, envolvendo- se nos projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo, e, quando solicitada, desenvolvendo atividades que visem auxiliar na solução de problemas específicos, tais como desenvolvimento de projetos junto a alunos com dificuldades específicas.

Além de estar integrada ao cotidiano da escola, a Sala de Informática também pode desenvolver projetos próprios, como produções áudio-visuais, rádio-escola, e desenvolvimento de jogos eletrônicos. Ressaltamos que todas estas atividades tem como objetivo o desenvolvimento do potencial dos alunos envolvidos, integração da tecnologia com os conteúdos trabalhados em sala de aula e despertar interesses por novas áreas de conhecimento e devem ter a aprovação e apoio da equipe gestora da escola.

Trabalha na Sala de Informática uma equipe de professores de diversas disciplinas, chamados MT’s ( Multiplicadores Tecnológicos). Estes professores são indicados pela escola e selecionados pelo Núcleo de Tecnologia Municipal e são devidamente capacitados para exercer a atividade. Os MT’s devem estar integrados na comunidade escolar, participando ativamente do cotidiano escolar, devem proporcionar junto aos alunos que freqüentam a Sala de Informática questionamentos que os levem a reflexão, conscientização e mudança de atitudes em relação à informática, utilização adequada da Internet, mas também promovendo questionamentos que os levem refletir sobre suas atitudes diante da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário